Procurar calculadora
Calculadoras por tema

Conversor de semanas de gravidez para meses

Revisado por Dr. Katiuska Ríos Calderón

Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.

Converter semanas para meses de gravidez

Converter meses em semanas de gravidez


Tabela de conteúdos

Como passar de semanas para meses de gestação

Você está grávida e começou seus controles com o ginecologista e/ou obstetra. Este te informa que já está grávida de 9 semanas e na sua cabeça você começa a fazer contas, mas não consegue saber quantos meses são.

Como você pode saber de quantos meses está? Usando a calculadora de semanas e meses de gravidez ou fazendo um cálculo manual que agora explicamos com duas tabelas.

As primeiras são simples de calcular, mas à medida que a gravidez avança, as coisas se complicam um pouco mais. Para isso facilitamos as seguintes tabelas de equivalência.

Tabela para calcular meses de gravidez

1 mês de gravidez

Semanas 1 a 4

2 meses de gravidez

Semanas 5 a 9

3 meses de gravidez

Semanas 10 a 13

4 meses de gravidez

Semanas 14 a 18

5 meses de gravidez

Semanas 19 a 22

6 meses de gravidez

Semanas 23 a 27

7 meses de gravidez

Semanas 28 a 31

8 meses de gravidez

Semanas 32 a 35

9 meses de gravidez

Semanas 36 a 40

Tabela de finalização de meses de gravidez

Final do mês 1

4 semanas + 3 dias

Final do mês 2

8 semanas + 5 dias

Final do mês 3

13 semanas + 1 dia

Final do mês 4

17 semanas + 4 dias

Final do mês 5

21 semanas + 6 dias

Final do mês 6

26 semanas + 2 dias

Final do mês 7

30 semanas + 4 dias

Final do mês 8

35 semanas

Final do mês 9

40 semanas

Resumo de cada semana de gravidez

Agora te contaremos de forma resumida o que vai acontecendo a cada mês, embora, se você quiser mais detalhes, recomendamos ler o artigo detalhado sobre as semanas de gravidez.

Como conselhos gerais, é importante lembrar que você não deve consumir álcool, fumar cigarros nem tomar qualquer outra droga.

Nossa ideia é poder ajudar com informações gerais, mas você sempre deve contrastar a informação com seu médico. Faça uma lista das suas dúvidas e leve-as consigo para discuti-las com o profissional que está tratando você.

Primeiro mês

Se você contar desde o primeiro dia da sua menstruação, estamos falando que este vai da primeira à 4ª semana de gravidez.

Muitas vezes este mês pode passar despercebido, especialmente se você não está intencionalmente esperando bebê.

Talvez você sinta um pouco de cansaço, note que tem uma falta menstrual ou até mesmo possa apresentar uma mancha alguns dias antes da data em que esperava a menstruação: isso é normal e se deve ao processo de implantação do embrião no endométrio.

Neste mês você pode sentir que aumenta a secreção vaginal e também que tem uma maior percepção olfativa.

Segundo mês

Este segundo mês vai da semana 5ª à semana 9ª.

O coração do seu bebê começa a bater, começam a se formar as orelhas e os olhos.

As mudanças hormonais começam a ser percebidas: iniciam as náuseas, seus seios se tornam mais sensíveis, você tem sonolência ou cansaço fácil e aumenta sua frequência urinária.

Terceiro mês

Já neste mês o embrião passa a ser um feto. Todos os órgãos estão formados e começam a se desenvolver.

Seus seios continuam aumentando, a aréola e o mamilo vão se tornando mais escuros. É conveniente que você use roupas confortáveis e nada apertadas.

Quarto mês

Os olhos do bebê já estão formados mas permanecem fechados, ele tem um fino pelo que o cobre (chamado lanugo) e seu pequeno/a já mede aproximadamente 15 centímetros.

Muitas coisas boas acontecem neste mês: primeiro, diminuiu de forma importante o risco de perder a gravidez, e segundo, as náuseas se vão quase por completo e esse desejo de dormir em todos os lugares diminuiu.

Você pode começar a sentir um pouco de dificuldade para evacuar (constipação), por isso manter uma dieta adequada com frutas e vegetais poderia ser recomendável.

Outra mudança que você notará é que talvez suas gengivas fiquem sensíveis e sangrem. É um bom momento para fazer uma revisão odontológica.

Quinto mês

Você iniciou o quinto mês, o útero já vai à altura do umbigo e seu bebê faz movimentos enérgicos.

Pode ser que comecem as desconfortos gástricos como a acidez.

Os seios estão tensos e cada vez mais sensíveis. É muito importante que você preste atenção ao seu mamilo, já que algumas mulheres têm o mamilo invertido, o que dificulta a amamentação, se for o caso, conte ao seu médico.

As varizes começam a aparecer, é importante que você repouse as pernas em alto e se acostume a dormir do lado esquerdo, pois isso faz com que você não faça pressão sobre o retorno venoso.

Sexto mês

Seu bebê já abre os olhos! Pode até perceber a luz, as sobrancelhas e os cílios estão formados, responde a estímulos com música e já tem um padrão de atividade de sono.

Você experimenta mudanças de humor, muito em relação com toda a atividade hormonal que gera a placenta.

O volume filtrado pelo rim aumenta, por isso aumentam as vontades de urinar, incrementadas pela pressão que a barriga exerce sobre a bexiga.

Os melanócitos (células que têm a ver com a pigmentação) são mais sensíveis e pode aparecer o cloasma ou melasma gravídico (mancha escura sobre suas bochechas). Você deve se proteger permanentemente do sol.

Sétimo mês

Este mês começa na semana 28 da gravidez.

Comece a preparar o enxoval! Embora o bebê ainda não esteja pronto para sair, às vezes ele se adianta e desde este mês isso poderia acontecer.

Neste mês os pulmões estão se expandindo, sua pele vai se tornando mais espessa e vai deixando de ser transparente. O bebê mede cerca de 38 centímetros.

O útero aumentou de forma importante, ocupa parte da cavidade torácica, o que ocasionalmente dificulta a respiração, também começa a aparecer a dor nas costas.

As estrias começaram a se manifestar. É muito importante que você se mantenha bem hidratada.

Neste mês você pode começar a assistir aos cursos de partos psicoprofiláticos: estes te ajudam a esclarecer dúvidas, te ensinam a lidar com a dor quando aparecerem as contrações, fazem exercícios de respiração para melhorar o estresse e para oxigenar bem o seu bebê, além disso, vão te ensinar exercícios para sua musculatura pélvica, reforçando-a e ajudando assim a se preparar para o momento do parto.

Oitavo mês

O bebê aumentou de peso (e você também!), ocupa todo o útero e vai diminuindo seus movimentos porque já não tem o mesmo espaço. Seu cérebro continua se desenvolvendo.

O cansaço desta vez volta e te acompanhará até o último mês de gravidez. As pernas incham um pouco e há dor nas costas.

Lembre-se de vigiar tanto os movimentos do seu bebê, assim como estar atenta à pressão arterial, entre o 7º e o 8º mês, existe o risco de pré-eclâmpsia.

Nono mês

Você e seu bebê estão próximos de se conhecer! Já mede cerca de 46 centímetros e seu estômago e intestino já começam a funcionar.

Pode haver incontinência urinária, já que seu bebê está em posição cefálica, ou seja, sua cabecinha está encaixada na pélvis.

Você já passou da semana 36, em aproximadamente duas semanas estarão frente a frente.

Referências bibliográficas

  • Organização Mundial da Saúde. Whoint. [Online]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/preterm-birth
  • Manual MSD Edição Profissional. MSD Manual. [Online]. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/professional/gynecology-and-obstetrics/approach-to-the-pregnant-woman-and-prenatal-care/physiology-of-pregnancy
  • Sadler T. Langman: Embriologia médica. Buenos Aires: Editorial Médica Panamericana; 2004.
  • Navas Hernaldo A. A atenção ao parto pelo método psicoprofilático. Revista Colombiana de Obstetrícia e Ginecologia. 1967;18(4):249-254.
  • Sánchez Á, Vázquez C, Andeyro García M. Guia de alimentação para grávidas. 2015. Disponível em: https://www.seedo.es/images/site/Guia_Alimentacion_Embazaradas_Medicadiet.pdf
Dr. Katiuska Ríos Calderón
Médica e Cirurgiã pela UCLA. Especializada em Ginecologia e Reprodução. Subespecializada em Ginecologia Endócrina e Climatério.
A Dra. Katiuska Ríos Calderón é formada em Medicina pela Universidade Centroccidental ... Ler mais »

Calculadoras para emagrecer

Calculadoras de gravidez

Calculadoras para o esporte