Resultado
- A velocidade média é:
Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.
Nosso simulador é capaz de calcular o ritmo médio ou a velocidade média com base no tempo usado para percorrer uma distância específica.
Para usá-la, basta inserir os dados solicitados: em primeiro lugar, a distância do trajeto em questão; em segundo lugar, o tempo usado para realizar tal trajeto em horas, minutos e até segundos (você pode combinar os três).
Uma vez inseridos todos os dados, clique em “Calcular” e nossa ferramenta lhe fornecerá o resultado que você está procurando em questão de segundos.
Se, por outro lado, você prefere aprender a calcular manualmente, continue lendo e aprenda tudo o que você precisa saber para fazer isso, nos esforçamos para fazer passo a passo e guiado com exemplos para que você não perca nenhum detalhe.
A velocidade média é entendida como o quociente da distância percorrida e o tempo investido para percorrê-la. Daí que a velocidade média é dada pela seguinte fórmula bastante simples:
$$Velocidade=\dfrac{Distância}{Tempo}$$
No entanto, em alguns casos, o problema poderia apresentar outras incógnitas que esta fórmula não pode responder, por exemplo, as diferentes velocidades alcançadas em um período de tempo específico ou em um espaço específico.
Nesses casos, para calcular a velocidade média teremos que usar outras fórmulas diferentes. Por isso, agora vamos contar todas as fórmulas que você pode usar para resolver todos os problemas relacionados à velocidade média.
Este método nos serve se conhecemos: a distância total e o tempo que foi usado para percorrê-la.
Por exemplo, se você percorreu 120 quilômetros em 2 horas, a que velocidade média você transitou?
$$\dfrac{120\ km}{2\ horas} = 60\ quilômetros\ por\ hora$$
Este é o modo mais simples para realizar este cálculo, a fórmula é:
$$V = \frac{d}{t}$$
Onde V representa a velocidade média, d representa o total da distância percorrida (geralmente em quilômetros, embora também possa ser em metros) e t representa o total do tempo usado (seja em minutos ou em horas).
Se você observar, na operação que realizamos acima, substituímos todas as incógnitas que conhecíamos na fórmula, e ficou assim:
$$V =\frac{240}{2},\ onde\ 120\ é\ d$$
Ou seja, a distância total percorrida (em km) e o número dois substitui a incógnita t, que é o tempo total que se levou para percorrer essa distância.
Portanto, podemos concluir que, se você percorreu 120 km em duas horas, você fez isso a uma velocidade média de 60 quilômetros por hora.
Para poder usar esta fórmula, você vai precisar conhecer: a distância total percorrida nos diversos trechos e a velocidade média usada nos mesmos.
Por exemplo, se Juan realiza um trajeto de 220 km em 2 horas e outro de 300 km para o qual precisou de 3 horas, Qual foi a velocidade média que Juan viajou durante todo o trajeto (520 km)?
A fórmula que vai permitir resolver este problema é a seguinte:
Em primeiro lugar, vamos precisar calcular a distância total percorrida, para isso você deve somar ambas as distâncias, neste caso
$$220 + 300 = 520$$
essa cifra substituirá a variável d na seguinte fórmula (que é praticamente idêntica à anterior):
$$S = \frac{d (distância)}{t (tempo)}$$
No nosso caso:
$$S = \frac{540}{t}$$
Para substituir esta t simplesmente deveremos calcular a distância total percorrida, e, como no passo anterior, simplesmente teremos que somar ambas e substituir o resultado na equação.
$$2 + 3 = 5; S = \frac{520}{5}$$
Agora só nos resta fazer a divisão, cujo resultado é 108, isso significará que Juan percorreu 520 quilômetros a uma velocidade média de 108 km/h.
Para realizar o uso desta fórmula, você vai precisar conhecer: as diferentes velocidades e o tempo pelo qual foram usadas.
Por exemplo, se Juan viaja a 90 km/h durante 4 horas e a 80 km/h durante 5 horas, Qual foi sua velocidade média durante a totalidade da viagem?
Vamos recorrer à fórmula para calcular a velocidade, que analisamos anteriormente, ou seja
$$V = \frac{d}{t}$$
Em primeiro lugar, você vai precisar conhecer a distância total percorrida, para isso multiplique individualmente cada velocidade pelo seu respectivo intervalo de tempo, assim você obterá a distância percorrida em cada parte do trajeto:
No nosso caso:
Chegados a este ponto, somamos ambas as distâncias para obter o total: 320 + 400 = 720.
Agora você vai precisar calcular o tempo total utilizado para percorrer esses 720 quilômetros, como no caso anterior, simplesmente você vai ter que somar ambos, e o resultado que você obter será o que substituirá t na equação anterior.
Neste caso seria: 4 + 5 = 9 horas totais que Juan esteve viajando.
Uma vez que você chegou aqui, simplesmente resta substituir os valores na fórmula e aplicar a divisão para conhecer a velocidade média definitiva:
$$V = \frac{720}{9} = 80\ km/h$$
Esta é a velocidade que Juan viajou em média durante os 720 quilômetros percorridos.
Para poder executar este método, você vai precisar conhecer: 2 velocidades diferentes, desde que para cada velocidade a distância seja constante.
Por exemplo, se Juan dirige durante 250 km a uma velocidade de 85 km/h, e ao realizar o trajeto de volta percorre esses 250 km a uma velocidade de 105 km/h porque já conhece melhor o caminho, Qual será a velocidade média que Juan terá dirigido durante todo o trajeto de ida e volta?
Para este tipo de problemas, vamos usar uma fórmula diferente, já que vai servir para resolver situações em que temos duas velocidades parciais para cobrir a mesma distância utilizando duas velocidades diferentes:
$$V = \frac{2ab}{(a + b)}$$
Nesta equação, V é a velocidade média, a é a velocidade usada durante o trajeto de ida, e b é a velocidade usada durante o trajeto de volta.
Lembre-se que só servirá se as duas distâncias percorridas forem igualmente longas, embora tenham sido percorridas a velocidades diferentes. No caso em que fossem realizados três trajetos de distância idêntica, simplesmente adicione uma nova variável à equação para obter o resultado:
$$V = \frac{3abc}{(ab + bc +ca)}$$
Chegados a este ponto, substitua as diferentes incógnitas encontradas na fórmula. Você pode atribuir indistintamente os valores de a e b seja para o trajeto de ida ou o trajeto de volta.
Neste caso, o trajeto de ida foi feito a uma velocidade de 85 km/h, enquanto o segundo foi realizado a 105 km/h. Se substituirmos as incógnitas da equação, ficará algo assim:
$$V = \frac{2 \times 85 \times 105}{(85 + 105)}$$
$$V = \frac{17.850}{190}$$
$$V = 93.94\ km/h$$
Uma vez realizado todo o processo podemos afirmar que Juan iniciou um trajeto de 250 quilômetros a uma velocidade de 85 km/h, mas que ao voltar ao ponto inicial e percorrer de novo esses 250 km/h o fez a uma velocidade de 105 km/h, após os cálculos realizados, podemos afirmar que a viagem inteira foi realizada a uma média de 77 km/h.
E isso é tudo o que você precisa saber para calcular a velocidade média em suas diferentes formas e variáveis.
Neste artigo você aprendeu como usar a calculadora de velocidade média e, além disso, como fazer manualmente, nos diferentes casos possíveis que poderiam surgir e sempre guiado por exemplos.
Esperamos que o artigo tenha sido do seu agrado, se assim foi, Por que não compartilha nas suas redes sociais? Assim você nos ajudará a crescer como comunidade, e a continuar programando calculadoras e simuladores grátis.
Por último, se você encontrar erros no artigo ou erros de programação na calculadora online não hesite em usar a página de contato para nos dizer, assim poderemos resolver esse tipo de problemas o mais breve possível.