Procurar calculadora
Calculadoras por tema

Calculadora da data do parto

Revisado por Dr. Katiuska Ríos Calderón
Anúncio

Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.

Quando começou a sua última menstruação?


Como calcular a data do parto

Com a nossa calculadora da data do parto, é possível obter a mesma de maneira muito simples com base na data do último ciclo menstrual.

Além da data do parto, você também vai poder obter informações importantes sobre as semanas de gestação.

Então, você já sabe, se quiser calcular a data provável do parto de maneira simples, fácil e confortável, basta inserir os dados solicitados pela calculadora, clicar no botão e ela te dará uma data aproximada do seu dia de parto.

Anúncio

Atenção: você deve sempre considerar os resultados obtidos aqui como indicativos, eles nunca poderão substituir ou contradizer os diagnósticos do seu ginecologista.

Nosso conteúdo pretende informar ou introduzir você no cálculo da data do dia do parto, pode ser um ponto de referência, mas não o tome como uma certeza, já que é um método muito generalista para uma análise muito individualizada, por isso, aconselhamos que você consulte o especialista pertinente.

Como são calculadas as semanas de gestação

A gestação é medida normalmente em semanas, um período de gestação normal dura 40 semanas, ou 280 dias. Para essa contagem, considera-se o primeiro dia da última menstruação como início e o parto como final dessas 40 semanas de gestação. A isso chamamos idade gestacional.

Essa cifra foi proposta pelo Doutor Franz Naegele, obstetra alemão, que descobriu que este modo de calcular a data do parto era o que mais se aproximava de um resultado exato. Por isso, é chamado Regra ou fórmula de Naegele.

A fórmula estima a data provável do parto (FPP) com base na data da última menstruação (FUM) da mulher.

A essa data, adicionamos um ano, subtraímos 3 meses e, depois, somamos 7 dias. Ou seja:

  • FPP = FUM + 7 dias + 1 ano - 3 meses.

Esta aproximação é baseada na duração normal de uma gravidez, que dura em média 40 semanas (280 dias) desde a data da última menstruação até o momento do nascimento do bebê.

A maioria das mulheres não conhece o momento exato da concepção, portanto, por uma questão prática, conta-se a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual.

Nomenclatura

Como você pode expressar a idade da gravidez?

Vamos a um exemplo, a décima semana de gestação significa que já se passaram 9 semanas e de 1 a 7 dias.

Para escrevê-lo de modo técnico, você deve usar este modelo:

  • 9S3 = Nove semanas de gestação finalizadas + 3
  • Também pode ser escrito = 10ª SG

A data da gravidez você pode expressar em semanas de gestação, em meses ou em três fases, chamadas trimestres.

Precisão no cálculo da data provável do parto

Estatisticamente, a maioria dos partos ocorre aproximadamente na data calculada, mas apenas 4% acontecem na data exata. Isso significa que os 96% restantes não ocorreram no dia da data prevista.

É muito importante ter uma data estimada do parto, pois se o seu bebê nascer antes dessa data, ele estaria sendo um bebê prematuro ou pré-termo.

O Colegio Americano de Obstetrícia, junto à Sociedade de Medicina Materno-Fetal informaram novas definições mais precisas para o período entre as 37 e as 42 semanas de gravidez “para refletir que os bebês que nascem antes das 39 semanas têm mais riscos à sua saúde” (NCMHEP).

Os partos que acontecem duas semanas depois e até três semanas antes da presumida data do parto são considerados a termo completo, ou seja, aproximadamente 90% dos bebês nascem com esses parâmetros.

Os bebês que vêm ao mundo mais de 3 semanas antes dessa data são considerados prematuros, e seu conjunto representa 9% dos nascimentos. Os que nascem entre a semana 37 e 39 são considerados a termo precoce.

Por outro lado, os bebês que vêm ao mundo mais de 2 semanas depois da data exata do parto são considerados a termo tardio.

Isso é muito menos frequente, já que as estatísticas refletem que são menos de 1% do total dos nascimentos os que ocorrem sob estas circunstâncias.

De qualquer forma, o cálculo pode ser muito mais preciso se o seu ginecologista tiver as informações necessárias, que vão muito além da ultrassonografia e que têm a ver com um monitoramento da ovulação que foi seguido desde o início.

No caso de conhecer todos esses dados, o profissional médico saberá quais foram os seus dias férteis e, portanto, quando o bebê nascerá com maior precisão ao conhecer alguns dados a mais.

Anúncio

Calcular o dia provável do parto com base na ovulação

O cálculo é muito simples. Leva-se em conta um ciclo regular que dura 28 dias. Calcula-se, levando em conta o primeiro dia da menstruação, qual foi o número 14 do mesmo, que normalmente é o dia em que costuma começar a ovulação.

Durante a ovulação, as probabilidades de engravidar são mais altas, isso ocorre tanto no dia da ovulação como nos quatro ou cinco dias anteriores, já que os espermatozoides têm uma vida de cerca de 72 horas dentro do aparelho reprodutor feminino.

Portanto, ao calcular o dia aproximado em que o seu bebê foi concebido, você poderá conhecer de maneira muito mais exata qual será o dia concreto do parto. Neste caso, somar-se-iam 266 dias à data que você calculou.

A estimativa clínica ou cálculo da idade gestacional, assim como da data provável do parto, são uma aproximação razoável e podem orientá-lo e dar uma ideia de quando o seu bebê nascerá. No entanto, esta estimativa nunca substitui a avaliação obstétrica e a data estimada feita pelo seu médico.

Antes de ir, gostaríamos que você compartilhasse esta calculadora do dia do parto nas suas redes sociais, talvez algum dos seus contatos se interesse. Mas, de qualquer forma, você estaria nos ajudando a manter viva esta comunidade de calculadoras gratuitas.

Por último, se você encontrar alguma deficiência na programação ou no texto, uma proposta ou se quiser nos incentivar, não deixe de usar a página de contato, as opiniões são nosso combustível para continuar com este projeto.

Recursos bibliográficos

  • Ananth C. Menstrual versus clinical estimate of gestational age dating in the United States: temporal trends and variability in indices of perinatal outcomes. Paediatric and Perinatal Epidemiology. 2007;21(s2):22-30. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17803615
  • Engle W, American Academy of Pediatrics Committee on Fetus and Newborn. Age terminology during the perinatal period. 2004;114(5):1362-1364. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15520122
  • Deixe que o bebê determine a data do parto [Internet]. OCPL NIH. 2013. Disponível: https://salud.nih.gov/articulo/deje-que-el-bebe-determine-la-fecha-de-parto/
  • The American College of Obstetricians and Gynecologists Committee on Obstetric Practice Society for Maternal-Fetal Medicine. Definition of Term Pregnancy [Internet]. NIH. 2013. Disponível em: https://www1.nichd.nih.gov/espanol/actividades-proyectos/know-your-terms/Pages/acerca.aspx
  • Committee Opinion No. 561. Obstetrics & Gynecology. 2013;121(4):911-915. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23635710
  • Moldenhauer J. Parto prematuro [Internet]. Manual MSD. Disponível em: https://www.merckmanuals.com/es-pr/hogar/salud-femenina/complicaciones-del-parto/parto-prematuro
Dr. Katiuska Ríos Calderón
Médica e Cirurgiã pela UCLA. Especializada em Ginecologia e Reprodução. Subespecializada em Ginecologia Endócrina e Climatério.
A Dra. Katiuska Ríos Calderón é formada em Medicina pela Universidade Centroccidental ... Ler mais »

Calculadoras para emagrecer

Calculadoras de gravidez

Calculadoras para o esporte