Resultado
- Sua taxa metabólica basal é: kcal/dia
Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.
Para usar este simulador, simplesmente você tem que inserir os dados solicitados nas diferentes células, a saber: seu sexo, seu peso em kg, sua estatura, sua idade e seu nível de atividade.
Uma vez que você tenha inserido todos esses dados, pressione em “Calcular” e nosso simulador online fará o resto, te dando de maneira rápida e clara o número de calorias que você consome diariamente.
Muito se fala ou escreve sobre o metabolismo, mas raramente se define o que é.
O metabolismo é o conjunto de processos químicos que ocorrem dentro das células do corpo. O processo mais relevante é a transformação dos nutrientes contidos nos alimentos em energia aproveitável pelo organismo. (1)
Conhecer seu metabolismo te ajudará a ter um melhor controle da quantidade de calorias que você consome diariamente.
A Taxa Metabólica Basal é a mínima quantidade de energia que uma pessoa requer para que seu corpo cumpra com as funções vitais.
O metabolismo basal se encarrega de prover energia ao cérebro, ao coração, os pulmões, os rins e demais órgãos do corpo que trabalham 24 horas por dia.(2)
Varia entre 60 a 70% do gasto energético diário da maioria dos adultos sedentários ou com atividade física leve. Caso diferente para os indivíduos fisicamente muito ativos que é de aproximadamente 50%.
Essa Taxa pode variar dependendo da composição corporal, já que a massa muscular é metabolicamente mais ativa que a gordura corporal. (2)
O termo de Metabolismo Basal foi cunhado por Margus-Levy em 1899 e estabeleceu uma série de condições para realizar sua medição.
O metabolismo basal expresso como TMB, é diferente da taxa metabólica em repouso (TMR) ou Gasto Energético em Repouso (GER).
Este último não requer que a pessoa esteja em jejum, portanto, contabiliza a energia utilizada para processar biologicamente os alimentos.
Há grande quantidade de fórmulas e equações que nos permitem calcular sua taxa metabólica basal, também expressa através das siglas BMR ou TMB.
A fórmula de Harris-Benedict, talvez seja a equação mais utilizada para conhecer a TMB.
Foi publicada pela primeira vez em 1919, esses autores realizaram uma série de pesquisas que se basearam em medições da TMB de 136 homens e 103 mulheres no Laboratório de Nutrição de Carnegie em Boston; foram usados métodos estatísticos rigorosos para assegurar que a equação criada cumprisse sua função.(3)
Esta fórmula leva em consideração distintas características de uma pessoa: nível de atividade física realizada, se é homem ou mulher, tanto a altura como o peso, assim como a idade.
Na maioria das calculadoras usam a versão simplificada, mas, no nosso caso, decidimos usar a versão exata com todos os decimais, para obter assim um cálculo mais preciso.
A equação para mulheres é a seguinte:
A equação para homens é:
Vamos a um exemplo, imagine que sua intenção é manter seu peso corporal estável, a energia usada em certas atividades diárias deveria ser igual àquela que você consome em sua dieta alimentar.
A perda de peso ocorrerá no momento em que o aporte energético seja inferior à energia consumida, enquanto seu peso corporal aumentará se as calorias percebidas forem superiores à energia usada.
É imprescindível conhecer a quantidade de calorias requeridas cada dia para conseguir o equilíbrio energético necessário para alcançar um peso e ritmo de vida balanceado que possa te satisfazer. Como você conhece? Calculando o gasto calórico diário.
Para obter o gasto calórico diário, o metabolismo basal deveria ser multiplicado pelas constantes que correspondam à sua atividade física, classificadas por nível de intensidade.
Os fatores relacionados com a atividade física diária equivalem a 1.2 se você é uma pessoa que beira o sedentarismo, em contrapartida, será de 1.3 se você realiza algum tipo de atividade física e 1,4 se, ao contrário, você realiza uma atividade física intensa.
Atenção: A informação fornecida neste artigo não pode substituir as indicações dadas por seu nutricionista. Aliás, se você leva a sério seus objetivos com relação ao seu físico, nós recomendamos que você procure um especialista em nutrição que desenhe para você um plano personalizado e mais adequado às suas características pessoais.
Agora você já sabe tudo o que precisa conhecer sobre o cálculo da taxa metabólica basal: aprendeu a usar a fórmula de Harris-Benedict tanto se é homem como se é mulher, assim como também alguns conselhos úteis sobre sua aplicação em contextos diferentes.
Se você gostou da nossa calculadora do metabolismo basal, te encorajamos a compartilhá-la com seus contatos nas suas redes sociais, nos ajudando assim a construir uma melhor comunidade de calculadoras.
Como sempre, se você encontrar algum problema no uso desta calculadora ou de qualquer outra, quiser nos propor uma nova ou simplesmente quiser agradecer nosso trabalho, pode usar com total liberdade o espaço de contato.