Resultado
Supondo um trajeto de e um preço de combustível de , aqui estão mais detalhes:
- Custo do trajeto:
- Custo por :
- Combustível requerido:
- Custo por passageiro:
- Custo mensal:
- Esses resultados são aproximados.
Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.
Supondo um trajeto de e um preço de combustível de , aqui estão mais detalhes:
Para usar nossa calculadora de gasolina consumida, simplesmente introduza os seguintes dados solicitados nos formulários.
Obrigatoriamente você deve inserir as seguintes informações:
Opcionalmente, você também pode fornecer os seguintes dados:
Uma vez que tenha introduzido esses dados, simplesmente clique em “Calcular” e a calculadora fará o resto, fornecendo em questão de segundos o resultado que estava procurando.
Por outro lado, vamos explicar como calcular o consumo médio do seu veículo de forma manual.
Também vamos dar uma série de conselhos que serão muito úteis para alcançar uma condução eficiente economizando grandes quantidades de combustível, continue lendo e explicaremos como.
Embora a taxa de consumo de um automóvel mude em função de diversos fatores, calcular o gasto de gasolina pode ser bastante simples.
Convém ter em mente que a fórmula que permite conhecer o consumo de gasolina é relativamente simples, baseia-se em dividir a distância percorrida pela quantidade de combustível utilizada.
A taxa de consumo de um carro é medida, geralmente, em litros ou galões consumidos por cada quilômetro ou milha.
O momento ideal para começar a controlar a distância percorrida é logo após ter enchido o tanque até o máximo.
Zere o odômetro parcial do veículo logo após enchê-lo de gasolina.
Uma vez que tenha enchido o tanque do seu carro de gasolina, pressione o botão que permite reiniciar este odômetro, faça um trajeto de alguns quilômetros e verifique para ver quantos realizou exatamente.
Se, por outro lado, o seu veículo não conta com esta ferramenta, não se preocupe, anote os quilômetros realizados antes de iniciar a marcha no seu odômetro tradicional e depois subtraia do número de quilômetros que marcar ao finalizar o trajeto.
Para em um ponto seguro, anote o total percorrido, divida-o pela quantidade de combustível usada e obterá a taxa de consumo médio de litro ou galão de combustível por quilômetro ou milha percorrido.
Se quiser ter ainda mais certeza, ou não está seguro de que o contador da gasolina te dê um resultado confiável, encha seu tanque novamente e controle a quantidade de litros que teve que colocar para que o tanque esteja cheio novamente.
Esta é a maneira rápida de fazer isso, mas também é a mais inexata. Se quiser ter um controle mais exaustivo, deverá fazê-lo da maneira lenta que vai permitir um número mais exato para consumo a longo prazo.
Para realizar este segundo método, deverá controlar os quilômetros ou milhas percorridas até chegar a esgotar (quase), a gasolina do seu carro.
Na verdade, poderá realizar o cálculo deixe a quantidade que deixar no tanque, mas quanto mais gasolina usar mais exato será. Tenha cuidado para não acabar com tudo!
Uma vez feito isso, anote a quantidade de gasolina ou diesel ao encher o tanque novamente, agora será imprescindível encher até o topo o tanque e controlar os litros introduzidos no mesmo.
Este dado representa a “Gasolina utilizada” para poder efetuar o trajeto (ou trajetos) anterior.
Por último, divida os quilômetros percorridos pela quantidade de gasolina usada para isso. Assim obterá o gasto médio do veículo, isto é, a distância total (em km) que pode percorrer com 1 litro de gasolina.
Por exemplo, imagine que percorreu 220 km utilizando 11 litros de gasolina, isso significará que o consumo médio do seu veículo é de 20 litros por quilômetro, sabemos isso porque é o resultado de dividir os 200 km percorridos pelos 11 litros usados (220 / 11).
Lembre-se de que o gasto de diesel ou gasolina muda em função de como se conduz.
Por exemplo, se conduz um veículo realizando constantes acelerações e frenagens, acabará consumindo uma quantidade de combustível muito maior que a média.
Também deve ter em conta que o consumo de combustível aumenta de maneira proporcional à velocidade de um veículo.
Estes e outros fatores podem propiciar um consumo maior do habitual.
Agora vamos dar toda uma série de conselhos para que consiga reduzir notavelmente o consumo de combustível do seu veículo:
Não use o climatizador se não for realmente necessário, já que ao tê-lo ligado o carro consome até 25% mais do seu consumo habitual.
Respeite os limites de velocidade, pense que quanto mais rápido vai, mais combustível consome. Em números, sempre que superar em 5 km/h os 80 km/h, consumirá 10% mais de combustível.
Desligue o motor se as condições de tráfego te obrigarem a parar por um tempo longo. Isso acontece mais do que parece, e ter o motor ligado quando realmente não é necessário, afinal de contas, é apenas um gasto desnecessário.
Conduza de forma regular, já que é necessário mais energia para arrancar um veículo do que para mantê-lo em movimento. Isso significa que boa parte do combustível é consumida durante a fase de aceleração, portanto, se tiver uma marcha mais ou menos constante, sem mudanças repentinas de velocidade, economizará bastante combustível.
Evite usar o bagageiro sempre que puder, e quando não levar nada, retire-o. Usá-lo pode representar um gasto de combustível até 15% maior.
Controle regularmente a pressão dos pneus. Conduzir com as rodas murchas reduz o número de quilômetros percorridos em 0,3% por cada litro de combustível. Em contrapartida, se utilizar as bombas de ar que poderá encontrar em todas as estações de serviço, poderá manter uma pressão estável dos pneus, uma maior segurança para você e para o seu veículo e, além disso, economizar combustível.
Isso é tudo o que você precisa saber para calcular o consumo de gasolina da maneira mais precisa possível.
Esperamos que o artigo e a ferramenta tenham sido do seu agrado, se for o caso, compartilhe-os nas suas redes sociais, assim todos os seus contatos aprenderão a calcular a gasolina necessária para realizar sua próxima viagem.
Por último, se encontrar erros de programação ou erros de forma no artigo, não hesite em entrar em contato conosco através da página de contato, assim poderemos corrigir os erros com maior velocidade.