Procurar calculadora
Calculadoras por tema

Calculadora de potências

Revisado por Bach. Román Ramos

Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.

Resultado

  • =

Tabela de conteúdos

Como utilizar a calculadora de expoentes

Para usar esta ferramenta online, simplesmente você vai precisar especificar a base da potência e seu expoente, seja um número inteiro positivo, um fracionário ou até mesmo um negativo.

Uma vez que você tenha inserido todos os campos solicitados, clique em “Calcular”, e o calculador te retornará o resultado da exponenciação em questão de segundos.

O que são as potências e para que servem

As potências são simplesmente multiplicações repetidas e são formadas por dois elementos: o expoente (n) e a base (a). O segundo é o número que elevaremos ao primeiro.

$$a^n$$

Quando operamos com números inteiros e para simplificar, imagine que fazendo as contas você tem que multiplicar um número por si mesmo várias vezes, por exemplo, multiplicar o número 3, 4 vezes, seria muito trabalhoso escrever a operação assim:

$$3 \times 3 \times 3 \times 3$$

Para agilizar esse processo matemático, poderíamos usar a potência, que não é nada mais do que uma reformulação da operação anterior, refeita de um modo mais simples, rápido e confortável:

$$3 \times 3 \times 3 \times 3 = 3^4$$

Se você quiser expressar 33 em registro oral, o mais adequado é dizer “três elevado a três” ou “três elevado à terceira potência” ou a mais usada “três ao cubo”. Se, por outro lado, estivesse elevado a 2, deveria dizer “três elevado ao quadrado”.

Resumindo: quando operamos com números inteiros, conhecemos como potência de um número a multiplicação deste durante n vezes. Tal operação vem indicada com an, onde a é a base e b o expoente.

Como calcular potências simples

Quando você tem que enfrentar uma operação em que há potências, por exemplo: 53, a primeira coisa que você deve fazer é identificar as duas partes que a formam.

O número “de baixo”, no nosso exemplo 5, é a base, enquanto o “de cima” é o expoente.

Expoente = 0

Se o expoente é 0 e a base é um inteiro, o resultado será sempre 1. Por exemplo:

$$5^0 = 1, \quad 18522^0 = 1$$

Expoente = 1

As potências cujo expoente seja 1, ficarão exatamente iguais à base.

Outros expoentes

Para executar o cálculo de uma potência, simplesmente multiplique a base por si mesma o número de vezes que o expoente te indicar, seguindo com nosso exemplo 53:

$$5 \times 5 \times 5 = 125$$

Se você quiser realizar a operação à mão, ou até de cabeça, nossa recomendação é que faça multiplicando os números de dois em dois, ou seja:

$$5 \times 5 = 25; \quad 25 \times 5 = 125$$

Como realizar operações com potências

Se você quer somar ou subtrair potências, vai precisar como requisito fundamental que ambas tenham a mesma base. Esta operação trata-se de uma simplificação.

Somar

Podemos afirmar que:

$$6^3 + 6^3$$

É igual a:

$$ (1)(6^3) + (1)(6^3)$$

Portanto, o resultado da soma dessas duas potências seria igual a:

$$2(6^3)$$

Se somarmos os resultados das potências individualmente, seria o mesmo mas duas vezes, portanto, ao multiplicá-lo por dois estaríamos simplificando o processo.

Talvez possa parecer um pouco complicado e difícil de digerir, mas com um exemplo certamente vai ficar bem mais claro:

$$6^3 + 6^3 = (6)(6)(6) + (6)(6)(6) = 2 (6)(6)(6) = 2 6^3$$

Subtrair

Para as subtrações o procedimento seria praticamente igual ao da soma, só que se subtrairiam os números que precedem as potências em lugar de somá-los.

Multiplicar

Para multiplicar potências, é imprescindível que todas elas tenham, ao menos, a base em comum, depois simplesmente trata-se de somar os expoentes de todas elas.

Na verdade é outra simplificação, vamos a um exemplo:

$$(5^2)(5^4)(5^3)$$

O que é o mesmo que:

$$[5\times5] [5\times5\times5\times5][5\times5\times5] = 5^9$$

Se você precisa multiplicar diferentes expoentes entre parênteses, como poderia ser

$$ (4^2)^3$$

simplesmente multiplique ambos os expoentes entre eles e obterá o expoente definitivo, por exemplo:

$$(4^2)^3 = (4^2)(4^2)(4^2) = 4^6 $$

Como a base é sempre a mesma, você poderá somar os diferentes expoentes para calcular o resultado.

Ao se deparar com uma potência cujo expoente é negativo, deverá converter o expoente em um número positivo e para isso precisará reformulá-la em forma de fração.

Oriente-se através dos seguintes exemplos:

$$4^{(-2)} = \frac{1}{4^2}$$

$$3(4^{(-2)}) =\frac{3}{4^2}$$

Dividir

Para dividir duas potências com a mesma base subtraia os expoentes entre eles. Sendo a divisão a operação justamente oposta à multiplicação, resolve-se realizando justamente o procedimento contrário.

O que fazer diante de um expoente que contém frações

Se nos deparamos com uma potência cujo expoente está escrito de forma fracionária, como, por exemplo, 41/2 basta saber que é como se fosse a raiz quadrada desse número, sempre que estiver elevado a 1, ou seja:

$$4^{\frac{1}{2}}=\sqrt{4}=2$$

Essa premissa pode ser extrapolada para todos os expoentes fracionários que você encontrar.

Se por exemplo você se depara com o número 8 elevado a 1/3, significará que para resolvê-lo você terá que calcular a raiz cúbica de 8, neste caso o resultado seria 2.

Isso se deve fundamentalmente a que a elevação à potência é o procedimento oposto à raiz.

Um último lembrete

Quando você estiver trabalhando com potências, uma das coisas que você deveria ter em mente é que o aumento do expoente de alguma delas vai fazer aumentar enormemente o resultado final da operação.

Por isso, embora pareça que o resultado final é um número desproporcional, não o rejeite por isso, já que poderia ser correto.

Por outro lado, não esqueça que uma potência elevada a 1 significa que o número inteiro fica como está, e se, por outro lado, estiver elevada a 0 será sempre 1.

Como elevar potências na calculadora

Para finalizar, você deve lembrar que a maioria das calculadoras conta com pelo menos uma tecla para resolver potências.

Essa função pode ser encontrada de duas formas, ou bem com o comando exp ou bem usando a tecla xn.

Se sua calculadora física é muito antiga e não conta com esta função, sempre pode utilizar alguma das nossas que também são gratuitas.

E é tudo o que você precisa saber para realizar operações com potências, fizemos a explicação da maneira mais simples, sempre passo a passo e guiado com exemplos para que ninguém se perca pelo caminho.

Se você gostou do artigo, não esqueça de compartilhá-lo nas suas redes sociais, para assim dar a conhecer a todos os seus contatos a existência desta comunidade de calculadoras online.

Bach. Román Ramos
Licenciado em Matemática e Mestre em Pesquisa Operacional pela UCV.
Román Ramos é Licenciado em Matemática pela Universidade Central da Venezuela (UCV) e ... Ler mais »

+ Calculadoras matemáticas