Resultado
- Você está na semana de gravidez.
- Você está grávida há dias.
- A data provável do seu parto é: (faltam dias )
Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.
Para usar nosso simulador online simplesmente especifique a data em que começou sua última menstruação e a duração da mesma, lembre-se que você deve fazer isso de maneira precisa indicando dia, mês e ano.
Uma vez que você tenha introduzido a data, clique em “Calcular” e nossa ferramenta te dará o resultado em questão de segundos de uma maneira automatizada e totalmente gratuita.
Se você quer calcular a ovulação (ou não se lembra do início da última menstruação e quer calcular a partir desta) aconselhamos que use nossa calculadora de fertilidade.
O dia do parto deve ser calculado tomando como referência inicial o primeiro dia da sua última menstruação, ao qual se deve somar quarenta semanas.
Isso se deve fundamentalmente ao fato de que a ovulação (e, portanto, a gestação) geralmente ocorre algumas semanas depois de a menstruação começar. Será muito mais fácil calcular essa data se o ciclo for regular do que se for irregular.
Atenção: sempre estamos falando de uma data indicativa, isto é, não é 100% seguro que o bebê vá nascer exatamente nesse dia, além disso, você deve considerar que a gravidez pode chegar ao fim seja na semana 37 seja na 42, portanto, até mesmo o dado das 40 semanas é orientativo.
Se você quer ter resultados mais exatos nós recomendamos que você procure um ginecologista, ele te ajudará muito melhor ao dispor de todas as ferramentas ao seu alcance e, além disso, ter a possibilidade de estabelecer um diagnóstico individualizado.
Por tudo isso, tome os resultados que você obteve em nossa calculadora das semanas de gravidez como algo orientativo, não como uma realidade imutável. O conteúdo aqui referido pode ser utilizado como referencial e nunca substituir as indicações do seu especialista, já que ele poderá fazer um acompanhamento mais individualizado da questão e ajudá-lo de maneira muito mais personalizada e adequada.
Esperamos que nossas indicações tenham servido para orientá-lo em seu longo caminho até o parto, tenham resolvido boa parte de suas dúvidas e, sobretudo, tenham indicado sob que circunstâncias é necessário procurar um especialista.
Agora você encontrará a explicação de como vai sua gravidez semana a semana, recomendamos que dê uma olhada.
Lembre-se de que se toma o primeiro dia da sua menstruação para considerar como o primeiro dia de gravidez, isso é feito dessa forma para calcular as semanas de gravidez, mas evidentemente você ainda não está grávida.
Nesta primeira semana, você se prepara para a ovulação, e é após a fecundação, que ocorre por volta do dia 1 a 14 do seu ciclo e na trompa de Falópio, que já podemos falar de gravidez, pois os gametas (óvulo e espermatozoide) se uniram para formar um zigoto que dará origem a um ser vivo e está sendo gestado dentro de você.
Realmente, neste período ainda não há sintomas específicos.
Como já explicamos algumas linhas acima, seu corpo ainda não apresentará mudanças apreciáveis. Ainda assim, seu organismo está começando a se preparar para a nova vida que está por se gerar dentro de você.
Por exemplo, estão começando a ser produzidos mais estrogênios do que o habitual que podem te dar uma carga de energia inesperada.
A primeira coisa é lembrar que oficialmente ainda não há gravidez e que o que você deve fazer se está pensando em engravidar, é visitar o seu médico, ele te dará recomendações mais adequadas.
De modo indicativo, podemos te dar um par de conselhos: não consuma álcool e evite fumar, embora sejam duas proibições constantes durante a gravidez é importante que comece a fazer isso desde o primeiro dia, inclusive antes se está pensando em engravidar.
Você também pode começar a tomar ácido fólico, isso inclusive uns 3 meses antes de engravidar.
Durante esta semana, você se prepara para a ovulação, dependendo da duração dos seus ciclos, isso poderia ser entre o dia 11 e 14.
Se você teve relações sexuais, então é muito provável que o óvulo tenha sido fecundado, rapidamente começa a se transformar, começam a crescer células que nesta etapa se chama mórula, é composta de 4 a 8 células e é por sua aparência semelhante a uma amorinha que recebe esse nome.
Já no dia 8, após a concepção, a mórula se transformou em blastocisto e este em embrião, o qual busca fazer ninho no seu endométrio (aninhar-se).
Após este evento, inicia-se uma produção intensa de gonadotrofina coriônica e é por isso que, em breve, você começará a ter náuseas.
Estão prestes a começar grandes mudanças no interior do seu organismo sem que ainda você perceba, além disso, você poderá sentir um pouco de pressão no púbis e notar um leve aumento dos seus seios, você poderia até confundi-lo com síndrome pré-menstrual.
Siga os conselhos da primeira semana (não fumar nem beber álcool), e como já está nos seus planos a gravidez, inicie uma dieta saudável, se é que já não havia feito isso.
Uma vez que chegue a terceira semana das 40, você começará a sentir pela primeira vez alguns sintomas. Os mais comuns são: pequenas mudanças de humor, sonolência durante o dia, náuseas ao acordar, cansaço durante todo o dia e pressão nos seios.
Todas essas mudanças são provocadas principalmente pelas transformações hormonais que estão começando a ocorrer no seu organismo para evitar a rejeição ao novo bebê que cresce dentro de você.
Uma boa parte das mulheres continuará sem perceber, mesmo na 3ª semana, qualquer mudança em seu corpo. No entanto, também não seria surpreendente que você tivesse perdido o apetite e, eventualmente, por consequência, um pouco de peso.
Recomendamos começar a anotar seu peso ao longo desta semana para poder saber quanto você está ganhando aos poucos.
Pense que o bebê que você está gestando está crescendo muito rapidamente, de 4 a 8 células iniciais, agora são mais de 300, e que nessas primeiras semanas aumentam seu tamanho e se multiplicam muito rapidamente, chegando até a dobrar a cada dia.
Se você já chegou à quarta semana, significa que seu embrião completou o primeiro mês em seu corpo. É o momento ideal para você fazer o teste de gravidez, já que a partir do primeiro mês o hormônio hCG terá aumentado o suficiente para ter um resultado certeiro.
Seu corpo está se preparando para proteger o embrião e, por causa dos hormônios, especialmente dos estrógenos, você começará a notar mais secreções vaginais. O útero vai aumentando de tamanho aos poucos.
Eventualmente, você poderia notar pequenas perdas de sangue, que podem ser provocadas pelo embrião ao se implantar no endométrio.
Agora mesmo pode medir entre 1 e 1,5 cm e terá multiplicado seu peso até por 10.000, já se pode começar a apreciar nas ecografias como um pequeno ponto que navega entre o líquido amniótico.
Na 4ª semana de gravidez, inicia-se o esboço dos principais órgãos.
Durante esta semana, você pode começar a notar que está com muito sono e começará a ter leves náuseas.
Além disso, a alteração dos hormônios poderia começar a provocar mudanças de humor que já se tornam perceptíveis pelos outros.
Seu organismo vai experimentar um forte aumento dos estrogênios, esse aumento vai refletir tanto no aspecto psicológico quanto no físico.
Os seios começarão a doer um pouco mais e a se sentir pesados, assim como você notará um aumento no tamanho deles.
Por fim, é possível que você comece a notar uma leve queimação estomacal e sensação de peso na área pélvica, isso pode melhorar tomando um banho de água morna, certamente te fará sentir melhor
Durante esta semana, assistiremos ao desenvolvimento do cérebro, coração, sistema digestivo e medula espinhal do embrião.
A partir desta semana, aos sintomas anteriores, certamente você terá que adicionar a sensação de peso nas pernas e uma salivação fora do normal. Se isso acontecer, não se assuste, são os sintomas mais comuns que começam a se intensificar a partir deste período.
Entre eles, o mais comum é sentir náuseas pela manhã, mais da metade das mulheres grávidas sofrem disso nos dois primeiros meses de gravidez.
Durante esta semana, podem começar a aparecer novos desconfortos e seu corpo pode começar a arredondar-se, especialmente seu abdômen, e já definitivamente se percebe o crescimento dos seios.
É um bom momento para planejar a consulta com seu ginecologista para o primeiro ultrassom, que deve ser realizado entre a semana 11 e a 12.
Durante estes sete dias, vão começar a se formar olhos e ouvidos e o cérebro começa a se organizar.
A chamada hormona hCG (hormona gonadotrofina coriônica) poderia atingir o nível máximo e piorar significativamente as náuseas matinais.
Esta é uma semana que pode se tornar muito longa, mas calma, logo você se sentirá melhor.
Você pode aliviá-las, comendo a cada duas horas pedaços de fruta fresca, inclusive é recomendado comer algo muito leve antes de se levantar.
A primeira coisa que você vai notar é um aumento da frequência cardíaca, é importante que você não se estresse demais nem realize atividades pesadas, porque é mais provável que você se canse antes do que esperava.
A partir desta semana, o embrião medirá um pouco menos de 2 centímetros e pesará cerca de 2 gramas. Seu coração continua se desenvolvendo, assim como o tecido para seus ossos.
Para favorecer a formação dos ossos e do esqueleto, é importante que você não descuide nem da dieta nem do ritmo de vida. Portanto, sugerimos que você entre em contato com seu ginecologista para pedir conselho.
Você já está grávida de dois meses, pode continuar sentindo náuseas, muito provavelmente serão muito mais leves que na semana anterior, no entanto, isso pode ser diferente para cada mulher.
O feto começa a ocupar um espaço importante no útero, portanto, a barriga começará a engordar visivelmente. Seus órgãos internos começam a se mover para se adaptar à nova situação.
O útero começa a pressionar a bexiga, pode ser que aumentem suas vontades de urinar e você tenha que começar a fazer isso mais vezes do que o habitual.
Nestas primeiras semanas de gravidez, o feto terá crescido enormemente. De um punhado de células, ele vai se tornando mais parecido com a forma humana e do seu futuro bebê. Já mede cerca de 2 centímetros e seu sistema nervoso está se desenvolvendo.
Esta será a primeira semana do terceiro mês em estado, as dores que você sofreu durante os 3 meses anteriores ainda não desaparecerão, provavelmente permanecerão até a semana número 11.
Você já pode começar a notar aumento de peso, pois entre o primeiro e o 3º mês de gravidez, estima-se que você já tenha aumentado aproximadamente um quilo, isso é muito importante de monitorar, por isso é importante que você mesma mantenha uma tabela de anotações com seu aumento de peso, embora seu médico também vá monitorar isso.
A partir desta semana, o esforço renal aumentará muito, portanto, será imprescindível que você beba muita água.
O útero está começando a crescer e é possível que se possa apreciar que você está grávida à vista dos outros, e a partir desta semana começará um processo de crescimento em grandes velocidades. Já haverá roupas que ficam justas ou que não cabem mais.
A partir desta semana, a cabeça começará a crescer até chegar a ser um terço do total do corpo. Ocorre o desenvolvimento de braços e pernas. Todos os órgãos essenciais já começaram a crescer, como o fígado e o baço, por exemplo.
Quanto às extremidades, tanto os braços quanto as pernas continuarão crescendo, formando-se os dedos dos pés.
Que bom que você já está com 10 semanas! Isso significa que sua gravidez está bem encaminhada. A barriga continua sendo, mais ou menos, como na semana anterior, mas de agora em diante não parará de crescer.
Durante esta semana, as perdas vaginais podem ser mais abundantes que na anterior, se tiverem um odor mais forte que o precedente, recomendamos procurar seu ginecologista com urgência.
Como já dissemos, o útero, e, portanto, a barriga terá crescido levemente em relação à semana anterior e você poderia sentir algumas pequenas cãibras por causa disso.
Os seios continuam crescendo e é possível que você já precise mudar de tamanho de sutiã
A partir desta semana, o feto começa a adotar forma humana, além disso, suas orelhinhas começam a tomar forma. Ele já se move, embora você ainda não possa senti-lo
Por sua vez, o fígado continuará crescendo, tornando-se muito maior em relação aos outros órgãos.
Faltam apenas algumas semanas para realizar sua primeira ultrassonografia, embora às vezes haja ginecologistas que preferem fazê-la durante a décima semana em vez da décima segunda.
Você está a uma semana de terminar o primeiro trimestre de gestação, você deveria começar a se sentir melhor, se não nesta semana, nas próximas 2. As náuseas matinais começarão a desaparecer.
A barriga já está visivelmente inchada e nota-se uma mudança significativa em relação ao estágio anterior. Em outras palavras, se nas semanas anteriores você ainda podia esconder sua condição, a partir desta, será missão impossível, já é demasiado evidente que você está grávida.
Você poderá começar a notar algumas mudanças no cabelo e nas unhas, ambos podem crescer mais do que o normal devido à ação dos hormônios. Seu cabelo parecerá brilhante e as unhas serão firmes.
Os ossos estão em pleno processo de formação, assim como a coluna vertebral. A cabeça continua sendo muito grande em relação ao resto do corpo.
No total, o feto pesará cerca de 8 gramas. Seu coração bate entre 120 e 160 batimentos por minuto e isso já pode ser visto em uma ultrassonografia.
Durante esta semana, ou no final dela, você terá entrado plenamente no terceiro mês da gravidez. Os desconfortos matinais deveriam ter desaparecido.
Mas, por outro lado, é possível que você comece a se sentir muito mais cansada, tire seus momentos de tranquilidade. É muito importante descansar
A barriga começa a tomar uma forma muito mais redonda. É possível que você sinta peso e desconforto no baixo ventre, mas você não deve sentir dor, se algo te incomoda, mais do que o usual, consulte seu médico
A partir da semana anterior, a cada semana que passa o feto vai assumindo uma forma cada vez mais humana. Seus órgãos já estão formados.
Esta costuma ser uma das semanas mais escolhidas para realizar o primeiro ultrassom, se você ainda não fez, recomendamos que entre em contato com seu ginecologista.
Esta semana é considerada um ponto de inflexão na sua gravidez, pois com ela termina o primeiro trimestre da mesma, você já pode gritar bem alto e bem forte que vai ser mãe!
Uma vez superado o primeiro trimestre, o mais normal seria se sentir menos cansada em relação às semanas anteriores. Também experimentará um aumento de peso que evidenciará ainda mais que está grávida.
Mantenha uma alimentação saudável e balanceada e você pode incluir o exercício, isso fará bem a você
Além do aumento substancial da barriga, sua pele seguramente estará mais seca que nas semanas anteriores. Mantenha a pele da sua barriga hidratada, não deixe de cuidá-la
A partir desta semana, seu corpo está começando a mudar estruturalmente, você entrou em uma nova fase completamente diferente da anterior e seu organismo deve se readaptar.
Pela primeira vez durante todo o processo abrirá a boca, isso significa que está se preparando para poder se alimentar, começará a beber líquido amniótico e seus rins já desenvolvidos produzem urina.
Chegados a este ponto o feto mede aproximadamente 6 centímetros, continua tendo a cabeça exageradamente grande e desproporcionada em relação ao resto do corpo.
Você já entrou de cabeça no quarto mês de gravidez e, portanto, no segundo trimestre. Seu bebê cresce muito rapidamente e em pouco tempo você começará a sentir seus primeiros movimentos.
Durante esses dias, você pode começar a notar desajustes digestivos ou dores estomacais de outra natureza.
Está no segundo trimestre, as náuseas devem ter melhorado, assim como o cansaço extremo. O útero continua aumentando de tamanho e os seios seguirão crescendo.
Em poucos dias, o feto mudará rapidamente, começando a ser capaz de realizar algumas ações, como dar abraços ou mover os lábios. Ele pode até tentar chupar o dedo, o que você veria em uma ultrassonografia
Seu rosto já está bem formado e seus genitais diferenciados
Normalmente, nesta fase do processo, o feto costuma pesar mais ou menos uns 25 gramas, enquanto pode medir até 10 centímetros.
Ao longo desta semana você sentirá mais energia, mas vá devagar, se você não tinha começado a fazer exercícios, é um bom momento para começar, desde que seu médico permita
A barriga continuará crescendo sem parar, enquanto as unhas, o cabelo e a pele começarão a brilhar com muito mais força graças aos hormônios que você gera excepcionalmente ao estar grávida.
Neste ponto, o bebê começa a ter sua pele transparente, as 4 cavidades do seu coração estão formadas, assim como sua bexiga, suas mãos já se abrem e fecham e ele poderia até bocejar.
Você está no segundo trimestre da sua gravidez e é bom saber que é um momento maravilhoso para desfrutar do seu bem-estar, você ainda não ganhou grandes quantidades de peso e os sintomas da gravidez parecem ter desaparecido.
A altura do útero não para de crescer e é possível que você sinta que às vezes a barriga pode ficar dura, ou seja, você pode sentir algumas contrações, não se preocupe, seu útero simplesmente está se preparando para o parto.
Entretanto, se as contrações se tornarem frequentes ou muito fortes não deixe de ligar para o seu ginecologista, pois isso não é normal.
Durante toda esta semana, o feto progredirá muito, chegará a pesar 70 gramas e medir 10 centímetros.
Começarão a se formar os buracos das orelhas e as impressões digitais. Continua o seu processo de ir adotando, pouco a pouco, a forma humana, movendo energicamente braços e pernas
Nesta semana você se sente tão bem que seu apetite aumenta, mas cuidado, não vale comer por dois, lembre-se que o controle do peso é parte do controle de uma gravidez saudável.
Cuidado com a circulação sanguínea! Pois podem começar a aparecer varizes. Isso acontece porque o útero aumenta suas dimensões e isso influencia diretamente na circulação, pois faz pressão sobre as veias da pélvis.
É possível que você já perceba os movimentos do seu bebê, ele tem grande espaço para fazer isso e se move como um peixinho.
As unhas e o cabelo crescerão bastante, por outro lado, as veias poderão ser apreciadas através da pele que é transparente neste momento de seu crescimento.
O aparelho digestivo vai dar seus primeiros passos nesta semana. O feto mede 11 centímetros e já pesará uns 100 gramas.
Se você é mãe de primeira viagem, poderá notar já fortemente a presença do bebê na sua barriga, algo que ocorre entre esta e a semana 20.
Com o passar dos dias, os movimentos que você sente dentro do seu ventre irão mudar dia após dia até se tornarem completamente notáveis.
Talvez o cansaço possa retornar, quando você se deitar, tente fazer isso de agora em diante sobre o seu lado esquerdo, isso faz com que seu útero não pressione a veia cava e, dessa forma, facilita o retorno venoso.
Também por essa pressão sobre a bexiga, pode ser que retornem as vontades frequentes de urinar.
Fora isso, esta será uma semana bastante similar à anterior.
O coração já está completamente formado e já executa de 120 a 160 batimentos por minuto. Os neurônios começam a se multiplicar exponencialmente, criando múltiplas conexões. Suas orelhas já estão em sua posição definitiva
Já mede cerca de 14 centímetros e pesa em torno de 200 gramas.
Você já está prestes a entrar no quinto mês da sua gravidez. Este talvez seja um dos períodos mais doces de todo o processo. Provavelmente você começará a sentir mais fome.
Sua barriga já alcança a altura do umbigo. Seus mamilos se tornam mais escuros e podem aparecer manchas no seu rosto, isso é conhecido como “cloasma gravídico”
Você também pode notar que pode aparecer uma linha escura desde o seu púbis até o umbigo.
A partir desta semana o feto já poderá unir suas duas mãos e tocar outras partes do corpo, ainda assim passará a maior parte do tempo dormindo. Mede cerca de 15 centímetros e começa a se cobrir de uma gordura especial chamada “unto sebáceo” ou vérnix caseoso.
Essa gordurinha o protege do líquido amniótico e lhe proporciona calor. Além disso, seu bebê já pode te ouvir, sua cóclea no ouvido se desenvolveu, isso permite que ele te ouça, fale com ele, ele fica feliz em ouvir sua voz e isso estabelece também uma relação única e especial.
Seus movimentos são cada vez mais frequentes, em parte porque agora tem muito mais espaço para se mover.
Você chegou à metade do caminho, e muitas coisas estão acontecendo. E muito rápido!: o bebê já se move bastante e faz movimentos que você pode chegar a sentir, certamente você ganhou algum quilo em relação à semana anterior.
A partir desta semana, você deve estar muito atenta para monitorar a pressão arterial, até agora, provavelmente se manteve baixa, o que poderia causar tonturas, mas a partir deste momento você deve estar atenta à pré-eclâmpsia.
Você está exatamente na metade da sua gravidez, mas seu corpo vai continuar mudando da mesma forma. O útero continua crescendo, a ponto de começar a dificultar um pouco a respiração profunda, por isso, esta semana você pode começar a notar algumas leves dificuldades respiratórias.
As gengivas estão mais sensíveis nesta época e é possível que sangrem com facilidade, é importante que você consulte o dentista, porque eventualmente poderia se infectar.
Os movimentos do feto ganham cada dia mais precisão, e seus músculos se fortalecem permitindo-lhe realizar movimentos de maior dificuldade dentro do útero.
Aparecem sobrancelhas e cílios e ele é coberto por um pelo muito suave chamado lanugo.
O rápido crescimento do feto nas últimas semanas começará a desacelerar durante a segunda metade da gravidez. O feto continuará crescendo, mas a um ritmo muito mais lento.
Você está no seu quinto mês de gravidez. Há muitos ginecologistas que escolhem esta semana para fazer a ecografia morfológica, que é um exame muito importante para se certificar de que o bebê está crescendo bem e que não tem nenhuma malformação ou anomalia.
Você pode sofrer uma leve falta de ferro, portanto, preste um pouco de atenção ao que come, mas também não descuide do peso, até agora você deveria ter ganhado entre 4 e 6 quilos a mais, se superar essa cifra, provavelmente seu médico dirá que você deve ter extremo cuidado com sua alimentação e os “desejos”.
Neste período, assim como em toda a gravidez, você deve se cuidar das infecções urinárias, que são muito frequentes no seu estado e que podem colocar em risco o curso normal da gravidez.
O feto já é muito ativo, dá chutes no ventre e se move continuamente. Agora deve pesar cerca de 280 gramas e medir 16 cm.
Seus pulmões estão se desenvolvendo, é possível que seu bebê comece a experimentar soluços e por isso você o sinta pular ocasionalmente. Caso realize a ecografia morfológica, se ainda não o tinha visto, com certeza já poderá conhecer seu sexo.
Costuma ser um período bastante tranquilo, você não deveria carregar muitos quilos, e em geral, não deveria se sentir muito cansada. É certamente o melhor momento para fazer aquela pequena e curta viagem que você tinha planejado.
No início deste sexto mês, a barriga já deve estar notavelmente grande por causa do útero que chegará a alcançar um alto volume, também é possível que apareçam cãibras. Tente massagear sua panturrilha antes de dormir e descansar as pernas durante o dia.
Os hormônios fazem com que a pele, embora esteja suave e hidratada, possa causar alguns cravos devido à gordura produzida.
O feto continuará nadando em sua piscina de líquido amniótico e você continuará notando cada vez mais seus movimentos.
Ele é realmente muito ativo, mas continuará dormindo quase o dia todo, mais ou menos umas 15 ou 16 horas. Já pesa cerca de 400 gramas e em seu intestino está se formando o mecônio, que após o nascimento, será sua primeira evacuação.
Durante este período, você pode experimentar com mais frequência as contrações preparatórias ou contrações de Braxton Hicks, chamadas de preparatórias porque estão justamente preparando o útero para quando for o momento do parto.
Não são motivo para angústia, são ocasionais, não são dolorosas e não devem ser rítmicas, se algo disso não for assim, você deve ir ao seu médico.
Novamente os seios podem começar a doer, aumentando essa dor progressivamente, já que estão se preparando lentamente para a amamentação.
A tireoide apresenta certa hiperatividade e isso pode levar a um aumento da temperatura corporal. Seu coração bate mais rápido do que seria esperado e a sudorese experimentará níveis superiores aos habituais.
Durante esta semana, o bebê vai dormir muito e terá cada vez menos espaço para se mover. No entanto, realizará entre 50 e 100 movimentos por hora, superando em muito os movimentos da maioria das semanas anteriores.
Sua estrutura cerebral se desenvolve cada vez mais, ocorrendo meio milhão de divisões nervosas a cada 2 minutos.
Começa a ter movimentos oculares
O feto pesa aproximadamente 450 gramas e mede, mais ou menos, uns 27 centímetros. A partir desta semana, começam a se formar os dentes.
Você está entrando no sexto mês de gravidez. O feto continua dormindo tranquilamente a maior parte do tempo, mas quando estiver acordado, vai passar a maior parte do tempo dando chutinhos.
Como regra geral, é uma semana tranquila, você não deveria ter ganhado muitos quilos, mas provavelmente começará a notar que no final do dia seus tornozelos incham um pouco, como em toda a gravidez, tudo tem um limite, se esse edema ou inchaço aumentar você deve consultar o seu médico.
Seu útero já ultrapassou alguns centímetros o umbigo e sua pele continua se esticando, por isso, mantê-la bem hidratada com cremes adequados é muito importante.
As gengivas podem continuar inchando por efeito dos hormônios, que durante a gravidez são produzidos pelo seu sistema endócrino.
O feto continua nadando dentro do líquido amniótico, durante este período você pode sentir seus movimentos. Ainda dorme a maior parte do tempo, e só fica acordado por 4 horas ao dia, durante as quais não para de se mover entre a parte alta e baixa do abdômen.
Ainda mantém os olhos fechados, mas podemos ver seus primeiros sorrisos.
Além disso, aparece o reflexo preênsil e formam-se as impressões digitais em seus pés e mãos
Seus alvéolos pulmonares já estão se desenvolvendo, o que é muito importante para sua respiração mais tarde.
Seu sistema imunológico começa a funcionar porque seu organismo produz glóbulos brancos.
Você está na semana 25 da gravidez e já está às portas do terceiro trimestre dela. A criança começará a desenvolver a visão e você continuará ganhando peso, embora a um ritmo bem mais lento.
O útero continua crescendo provocando azia e refluxo gástrico. Você poderá começar a notar algum tipo de pequenas contrações mais frequentes que as anteriores, não especialmente dolorosas, que também não serão regulares.
O peso do útero, que já chegou a dimensões de uma bola de futebol, pode começar a ser um pouco incômodo, pois fará aumentar sua vontade de urinar.
Seu médico já deve ter indicado o teste de tolerância à glicose, é muito importante que você faça.
Este é um momento ideal para fazer algum exercício e reforçar os músculos da área pélvica.
Seu esqueleto começará a tomar forma e seu rosto consistência, tanto o pescoço quanto as unhas se desenvolverão.
Continua dedicando muito tempo para dormir, mas é provável que tenha horários diferentes dos seus, se você está deitada, ele se moverá muito mais rápido, enquanto se você está se movendo, ele aproveitará para dormir.
O feto, durante esta semana, pesará 600 gramas e medirá 30 centímetros. Começou a desenvolver a visão, e já abre os olhos de vez em quando, embora só veja a escuridão da barriga, isso servirá como treinamento.
No terceiro dia desta semana, você entrará no sétimo mês de gravidez e, oficialmente, dará início ao terceiro trimestre da gestação.
A criança que cresce em seu ventre está cada vez mais receptiva aos estímulos externos, e você começará a notar cada vez mais o peso da criança.
O útero aumentou consideravelmente suas dimensões, empurra e comprime o diafragma e os pulmões (é provável que às vezes você fique sem ar) e move levemente alguns órgãos como o estômago.
É provável que você possa sofrer de alguma indigestão ou azia, isso porque a criança exerce força sobre o estômago e você poderia se saciar muito antes do habitual.
Normalmente, a principal causa da azia está na posição que você adota, já que ficar muito tempo sentada comprime a barriga, produzindo uma certa dor abdominal.
Para evitar todas essas dores, poderia ser útil praticar esportes leves e fazer ginástica.
Agora ela já é muito mais receptiva aos estímulos externos, como por exemplo os sons, portanto, define melhor os sons, você pode colocar música e chegarão aos seus ouvidos, e influenciarão nele para relaxá-lo ou excitá-lo.
Vai acumulando mais gordura, o que é parte de sua proteção.
Seus pulmões continuarão o processo de desenvolvimento, e ele é capaz de utilizar primariamente os músculos do aparelho respiratório.
Acabas de entrar no sétimo mês de gravidez e está no último trimestre da sua gravidez! É hora de fazer um balanço de como o seu peso cresceu e como o seu bebê foi crescendo.
Seria bom que começasse a beber grandes quantidades de água diariamente, para melhorar a drenagem e aliviar o inchaço das pernas, além de combater a desidratação. Você deve estar atenta para que suas mãos ou seu rosto não inchem, se isso acontecer, você deve consultar imediatamente o seu médico.
Você notará o aumento de suas necessidades calóricas, já que o feto está crescendo muito e muito rápido.
O feto pesa aproximadamente 760 gramas a 800 gramas e mede cerca de 35 centímetros, a cada dia que passa se parece mais com um ser humano em miniatura. Já deveria ter alcançado um terço do peso que terá ao nascer e durante este mês conseguirá dobrar seu peso atual.
As conexões entre os neurônios estão se completando, no entanto, os movimentos da criança ainda não estão coordenados. Já abre e fecha os olhos
Também se desenvolverão as papilas gustativas, começando a distinguir os sabores dos alimentos que chegam por meio do líquido amniótico.
Você entrou oficialmente no terceiro trimestre da sua gravidez, as próximas semanas serão um pouco mais cansativas, você vai ganhar um pouco mais de peso e o bebê completará praticamente seu desenvolvimento. Recomendamos que descanse o quanto puder.
De agora em diante, as visitas ao ginecologista aumentarão em frequência. Provavelmente o médico já solicitou um exame para saber se você é RH negativo.
Pode ser que comece a incomodar sua coluna e a sentir formigamento nas suas pernas. Levante-as de vez em quando, deite-se e deixe-as descansar uns 15 centímetros acima do corpo.
Como já dissemos, o mais recomendável é descansar e repousar o máximo possível.
Seu cérebro não para de crescer. O feto continua bebendo líquido amniótico, ouve sons e reconhece aqueles que são mais familiares, além disso, já começa a reagir a estímulos de todo tipo. Responde a estímulos de luz e sons
Já possui todos os reflexos que terá ao nascer: pegar as coisas, chupar, olhar e se mover.
Tanto o cabelo quanto as unhas continuarão crescendo, e, no caso de ser menino, os testículos começam a descer do escroto a partir da 28ª semana de gravidez.
Você está chegando ao final do sétimo mês de gravidez. O feto já tem dimensões consideráveis, e sua barriga começa a ficar pequena para ele, tem menos espaço para se mover.
Ele já está se movendo consideravelmente, e às vezes, especialmente se você está deitada, poderá notar seus movimentos dentro da barriga.
As dimensões do útero continuam aumentando e podem chegar até o peito, seu coração bate muito rápido e você se cansará facilmente, como na semana anterior, preste atenção ao descanso.
Os seios aumentarão seu tamanho e seu peso, e as veias ao redor deles se tornarão muito mais evidentes.
Você chegou à semana número 29, e o feto não vai parar de crescer praticamente até o parto. Sua cabeça começa a ter uma forma e dimensão mais proporcionada em relação ao corpo.
Pesa quase um quilo e mede cerca de 38 centímetros. Cada vez mais o útero materno fica pequeno para ele.
Seus movimentos respiratórios são cada vez mais rítmicos.
Nesta trigésima semana de gestação, o bebê pode se posicionar de cabeça para baixo, preparando-se para o nascimento.
Você está concluindo o sétimo mês de gravidez e está prestes a entrar no oitavo e penúltimo mês de gestação.
É importante seguir um estilo de vida saudável e calmo, uma fadiga excessiva ou um forte estresse podem favorecer as contrações.
O constipação pode estar te incomodando, consuma frutas, como mamão e laranjas, aumente a quantidade de fibras e beba água. A insônia também pode estar começando a aparecer.
Com grande probabilidade, o médico prescreverá a última ultrassonografia correspondente ao terceiro trimestre: o feto cresceu bastante e já pode ser visto inteiro e claramente através da tela.
O cérebro continua se desenvolvendo intensamente, e o feto segue se movendo sem parar. Nesta fase, já estamos na chamada semi prematuridade, superando a fase anterior. Se o bebê nascesse neste momento, suas chances de sobrevivência seriam relativamente altas.
Durante a 31ª semana de gestação, o bebê dará muitas voltas até se posicionar de cabeça para baixo, ideal para o parto. O útero a cada dia que passa se torna menor para ele, o que significa que o parto está se aproximando.
Uma vez que o útero aumentou seu volume em 10 vezes, você sentirá seus pulmões sendo comprimidos.
O peso da criança está cada vez mais difícil de suportar, e é possível que sua coluna vertebral e seus ossos comecem a sentir. Você poderá ter dores nas costas mais frequentemente, causadas por uma postura incorreta e uma curvatura pouco ortodoxa da espinha dorsal.
Para prevenir a dor nas costas, recomendamos fazer alguns exercícios que possam mitigá-la.
O feto terá tanto as pernas quanto os braços cruzados, está buscando a postura correta para o parto. Essa postura consiste em joelhos dobrados, braços e pernas cruzados e apoiar a cabeça no peito
Seus ossos continuam se fortalecendo, e, por isso, é fundamental que você consuma alimentos que contenham cálcio.
O bebê acumula gordura, o que faz com que sua pele comece a ser menos enrugada, também acumula cálcio, ferro e fósforo.
A partir desta semana, a criança irá adquirindo aos poucos as características típicas de um bebê. Entre esta semana e as duas anteriores, deveria ter sido realizada uma das últimas ecografias de todo o processo, que tem como função confirmar o crescimento da criança.
O feto está praticamente formado, no entanto, se nascesse precisaria de uma incubadora para sobreviver.
Você pode estar ganhando peso ainda, é possível que já saia algo de colostro dos seus seios, como sinal de estar se preparando para a amamentação,
Por outro lado, poderia começar a sentir que ocorre uma forte retenção de líquidos em suas pernas e até nas mãos, isso deve ser monitorado por você e pelo seu médico.
A pele do feto continua revestida, mas cada vez mais adquire uma aparência mais humana e mais lisa. O bebê mede cerca de 40 centímetros e pesa em torno de 1,5 quilos.
O crescimento das unhas ainda não parou. Começa a distinguir entre a escuridão e a luz.
A gravidez está prestes a entrar em sua última fase e você pode se sentir cansada, ânimo, pois você já está chegando ao final do processo.
Durante o oitavo mês de gravidez, o feto já é praticamente igual a um bebê. Seu cérebro evolui rapidamente, assim como o seu sistema imunológico.
A única coisa que falta desenvolver é o seu sistema respiratório, e é por isso que os bebês que nascem nesta semana geralmente precisam de uma incubadora para sobreviver.
Ele ingere muito líquido amniótico e, por causa disso, urina muitas vezes. Já é capaz de reconhecer os sabores da comida, por isso, recomendamos que preste um pouco de atenção ao que você come.
Você está na semana 34 (oitavo mês) de sua gravidez, que está relativamente próxima de chegar ao fim.
Você está prestes a entrar na última fase da sua gravidez e em breve poderá abraçar seu filho.
Mantenha uma ingestão adequada de frutas e vegetais, fique atenta para que seus tornozelos não inchem de forma exagerada
Os seios estão cada vez maiores, você sente que os quadris se alargaram, o que acontece porque as articulações estão se adaptando para a passagem do bebê pelo canal de parto, e o colo do útero estará um pouco mais macio porque está se preparando para o parto.
Se você sentir contrações, observe para que não sejam regulares, se forem, procure seu médico com urgência.
Todos os seus órgãos estão praticamente desenvolvidos, incluindo seus pulmões. Deve pesar quase 2 quilos e medir cerca de 42 centímetros.
O cabelo começa a se desenvolver com força,
Na semana 34, o bebê não tem muito espaço para se mover, devido fundamentalmente ao seu aumento de tamanho, mas ainda assim conseguirá realizar toda uma série de movimentos pequenos.
Durante a 35ª semana, você está finalizando seu 8º mês, mas ao atingir 35 semanas e 3 dias, você já entrará no nono mês de sua gestação.
Os ligamentos e os músculos começam a relaxar para preparar o parto, e isso pode causar dor e cansaço nos seus quadris.
Às vezes, a dor pode ser sentida até mesmo nos glúteos e nas pernas.
Você também pode notar uma certa acidez no estômago devido ao refluxo gástrico. Coma mais vezes, mas em quantidades menores, escolha alimentos menos ácidos e evite as gorduras.
O feto já ultrapassa os dois quilos e mede aproximadamente 45 centímetros, a maioria de seus órgãos alcançou um alto grau de formação e é capaz de respirar, comer e até mesmo digerir sozinho.
Ele sempre tenta se mover muito, mas o espaço que ainda tem é mínimo e não seria surpreendente se você começasse a notar de maneira muito intensa suas chutadas e conseguir facilmente perceber um pezinho insinuado na sua barriga
A partir desta 36ª semana, seria mais apropriado submeter-se a uma visita semanal. Se possível, durante estas semanas recomendamos que você visite uma sala de parto no hospital em que pretende dar à luz, porque, na verdade, você já está no nono mês de gestação, e dará à luz em muito pouco tempo. Tente ter suas coisas e as do bebê prontas caso você tenha que ir antes do esperado para a sala de parto.
O útero já está se preparando para o parto, e não é surpreendente que durante esta semana você possa começar a sentir contrações com mais frequência, só que ainda não são regulares e constantes, são sintomas que geralmente não devem durar mais de 30 segundos.
A partir de agora você começará a ganhar, mais ou menos, uns 250 gramas por semana. Em média, o aumento total do peso durante a gestação, uma vez chegada esta semana, deveria ser de aproximadamente 10 quilos.
O peso que o feto alcança esta semana, deveria ser já o mesmo que terá ao dar à luz, é apenas uma questão de tempo para que isso aconteça.
A partir desta semana, o bebê passa a assumir a forma de uma criança superando os 2,3 quilos e chegando a medir mais de 45 centímetros.
O lanugo começa a desaparecer.
Se nascer neste momento, é ainda um bebê prematuro, tal como indica a OMS, no entanto, seus pulmões já estão desenvolvidos e pode respirar por si mesmo
Estás quase no final do trajeto, falta pouco para que tenha seu bebê em seus braços. Não há espaço suficiente na sua barriga e o feto se tornou muito grande e não pode se mover tanto quanto gostaria, mas ainda assim continua se movendo e é muito importante estar atenta a isso, uma razão para ir com urgência ao seu médico é perceber que de repente seu bebê parou de se mover.
Já nesta semana seu bebê pode nascer a qualquer momento
Talvez você se sinta mais cansada do que o normal, e comece a sentir um pouco de ansiedade e medo pelo parto, mantenha a calma e relaxe.
As mudanças hormonais que ocorrerão desde esta semana até pouco antes do nascimento provocarão um certo cansaço.
Por outro lado, você poderia começar a notar sua barriga mais dura do que o normal por efeito das contrações, um fenômeno que se apresenta com diferente intensidade durante os nove meses de gestação.
Você sente que sua barriga desceu um pouco, pois o bebê já está na posição e talvez próximo a se encaixar para estar pronto no canal de parto em breve, isso fará você andar de forma diferente.
O feto já superou os 2,5 quilos de peso e os 45 centímetros. A falta de espaço dificultará seus movimentos, mas se você sentir que ele não se move de todo, coloque-se rapidamente nas mãos de um especialista para ver o que acontece.
O bebê continua se preparando para não ter problemas respiratórios e provavelmente já fez alguns pequenos ensaios. Ele já tem padrões de sono definidos
Na 38ª semana, o bebê completará totalmente seu desenvolvimento e crescimento, os médicos costumam prever a data do parto para a semana 40 desde a última menstruação, mas na realidade, a formação do feto já terminou durante a semana 38.
As articulações relaxam devido ao peso do bebê e da barriga, por isso, você pode sentir algumas leves contrações, como nas semanas anteriores, se forem contrações regulares não deixe de chamar o médico.
Suas dimensões são de aproximadamente 48 centímetros e 2,8 quilogramas de peso. Os reflexos já estão coordenados.
Seu sistema imunológico começa a produzir seus primeiros glóbulos brancos e seu fígado já funciona normalmente, ganhando aproximadamente 30 g de peso a cada dia que passa.
Se você chegou até esta semana, está prestes a concluir o nono mês, esta, muito provavelmente, seja a sua última semana de gestação.
De fato, a maioria das mulheres começa a sentir contrações nesses dias, e a maioria dos bebês nasce durante esta semana. É possível que a qualquer momento as suas águas se rompam.
Seu corpo está se preparando para o grande dia em que você dará à luz ao seu filho ou filha. O colo do útero começa a dilatar-se e fica mais macio, e sua barriga já atingiu a dimensão máxima.
Entre as mudanças que você pode notar, a mais destacada de todas é a mudança do seu centro de gravidade junto com a sensação de peso e volume.
Os seios agora estarão notavelmente maiores e sensíveis, já que estão se preparando para a amamentação. Certamente você terá problemas para dormir à noite e aumentará a frequência com que vai ao banheiro.
Esta semana costuma ser o momento em que o bebê nascerá, portanto, seus órgãos já estão prontos e ele será capaz de sobreviver no mundo exterior.
Ele multiplicou seu tamanho por oito nos últimos 3 meses, e multiplicou seu peso até por 600.
As unhas das mãos cresceram, pode ser que até precisem ser cortadas ao nascer para que não se arranhe o rosto.
Seus intestinos estarão cheios de mecônio, o qual é produzido pela ingestão de líquido amniótico, lanugo, mistura de bile, entre outras substâncias.
Você já chegou ao final da sua jornada, muito em breve você terá seu filho em seus braços. Esta semana marcará o fim do nono mês de gestação. Esta longa trajetória de 40 semanas deveria concluir aqui, se não for assim, consulte com seu especialista os motivos.
Preste atenção às eventuais contrações, quando começarem a ser regulares e você perder líquidos, vá rápido ao hospital com sua mala pronta, tanto para você quanto para seu filho.
Tenha em mente que você pode dar à luz a qualquer momento, então, tome seu tempo, relaxe, durma e não se estresse demais, em breve começará a ação.
During esta semana, o bebê já alcançou seu ponto máximo de crescimento. Em média, costumam medir cerca de 48 a 50 centímetros e pesar uns 3 quilos.
O bebê está mais do que preparado para deixar seu habitat quente e lançar-se nos braços da vida para chegar a um lugar que ainda não conheceu, prepare-se para acolhê-lo com todo o seu amor.
E até aqui nosso repasso por todas as semanas da gestação, onde você foi aprendendo quais mudanças ocorrerão durante as 40 semanas tanto no seu corpo quanto no crescimento do bebê.