Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.

Quando começou a sua última menstruação?

Duração média dos seus ciclos menstruais:

Resultado

Começa o período
Dia de ovulação (muito fértil)
Dias mais férteis

Período ótimo de fertilidade:

Mais detalhes de interesse:

Como usar a calculadora de dias férteis

Se você chegou até aqui significa que está desejando realizar um cálculo dos seus dias férteis, nós vamos te dar duas opções para resolver suas dúvidas.

Você pode usar nossa calculadora de fertilidade para realizar esse cálculo de maneira automatizada e completamente grátis, ou, por outro lado, você pode aprender a encontrar seus dias férteis de maneira manual, levando em conta algumas das variáveis, como por exemplo a regularidade ou não, do seu ciclo menstrual.

Se você prefere a segunda opção, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber para calcular sua fertilidade.

Ciclo menstrual: o que é e como funciona a ovulação

O ciclo menstrual é um processo natural e regular que agrupa determinadas mudanças produzidas no sistema reprodutor feminino, que compreende desde o primeiro dia de sangramento menstrual, passando pelo período ovulatório, preparando o organismo para a gravidez e culmina novamente com o primeiro dia do seguinte ciclo caso você não tenha ficado grávida, por isso é um ciclo.

Como te comentamos, o primeiro dia é aquele no qual aparece a menstruação.

Depois de mais ou menos 14 dias (assumindo a aproximação aos ciclos menstruais de 28 dias) ocorre a ovulação, ou seja, o florescimento do óvulo do folículo e o início de sua jornada em direção ao útero. Este corresponde ao ciclo ovulatório.

Imediatamente após a ovulação, o corpo começa a se preparar para a chegada do novo ciclo menstrual, normalmente precisa de cerca de 2 semanas de organização antes de sua nova aparição.

Aqui se manifesta o chamado síndrome pré-menstrual, cujos sintomas podem variar muito de mulher para mulher, indo desde uma discreta retenção de líquidos, aumento de peso pré-menstrual e mudanças de humor entre outros.

Uma vez que o ciclo tenha terminado, ele começa de novo e se repete sucessivas vezes durante toda a sua vida reprodutiva até chegar à menopausa.

E por que eu quero saber disso? Pois porque nossa calculadora de dias férteis vai indicar várias datas.

Em primeiro lugar, os dias nos quais deveria aparecer seu próximo período menstrual, e em segundo lugar os que deveriam ser seus dias mais férteis.

Saber quais são os dias mais férteis do ciclo menstrual permite ter uma ideia de quando é melhor ter relações sexuais se o seu objetivo é engravidar, já que nesses dias férteis suas probabilidades de gravidez vão aumentar.

A fase pré-ovulatória

As preparações da fase fértil iniciam com o período pré-ovulatório.

Durante esta fase, a glândula pituitária ou hipófise, se ativa para produzir gonadotrofinas, substâncias que estimulam o desenvolvimento de os folículos, estes são similares a umas pequenas bolsas que estão nos ovários e que envolvem ou contêm os óvulos.

Ao mesmo tempo e como resultado da produção das hormonas gonadotróficas (FSH e LH), começa a aumentar a produção dos estrógenos, que são as hormonas responsáveis pelo crescimento da mucosa uterina cuja produção diminuirá só no momento da ovulação.

Mais ou menos à metade do ciclo a glândula pituitária começa a produzir um tipo particular de gonadotrofina, chamada Hormona Luteinizante ou LH, que faz com que o folículo se rompa para liberar o óvulo destinado a ser fecundado e posteriormente aninhar no endométrio

Os 6 dias férteis

Após a saída do óvulo, dos restos do folículo aberto se forma o chamado corpo lúteo, que produz a progesterona.

Aqui começa sua fase de ovulação, que tem uma duração de mais ou menos 24 horas.

No entanto, o período no qual é possível ficar grávida, é mais amplo porque os espermatozoides vivem cerca de 72 horas dentro das vias genitais femininas, graças a isso é possível ficar grávida durante um período de aproximadamente 6 dias ao mês.

Nesse caso, faça constantemente o cálculo dos seus dias férteis para aumentar suas possibilidades de gravidez.

Por outro lado, as probabilidades aumentam se o amor é feito na fase pré-ovulatória, sempre e quando os espermatozoides masculinos sejam suficientemente vitais para permanecer ativos ao entrar em contato com o óvulo.

Os dias mais férteis são sem dúvida os imediatamente anteriores à ovulação e o mesmo dia em que o óvulo entra na trompa.

Como calcular os dias férteis

O período fértil faz parte do processo da ovulação, que normalmente ocorre 14 dias antes da menstruação, supondo ciclos menstruais de 28 dias. No entanto, não é tão exato, pois em muitas ocasiões, o estresse ou até mesmo um resfriado, pode mudar esse dia.

Os ciclos nem sempre são de 28 dias, em ocasiões uma mulher pode ter ciclos longos, podendo durar 32-35 dias, ou ciclos mais curtos, durando apenas 21 ou 25 dias, por exemplo.

Em um ciclo de 24 dias, a ovulação será mais ou menos 9 a 11 dias depois do primeiro dia de menstruação e seus dias férteis serão esse mesmo dia e os 3 anteriores e seguintes.

Se, por outro lado, você tem um ciclo de por exemplo 32 a 35 dias, sua ovulação ocorreria 16 a 18 dias após a menstruação anterior.

Cálculo da ovulação com o muco cervical

Se seus ciclos não são muito regulares, este método é uma boa opção. O método do muco cervical ou conhecido como método Billings (MOB) foi descrito pela primeira vez na Austrália e foi exposto como um método para planejamento familiar.

É uma boa opção para levar em conta como outra possibilidade para descobrir seus dias férteis, sem dúvida a melhor dela é basear-se em uma das manifestações anatômicas e fisiológicas mais evidentes como pode ser a modificação do muco cervical.

Este método se baseia em identificar os padrões de fertilidade potencial e a infertilidade óbvia dentro do ciclo, independentemente de quanto dure o ciclo

Trata-se de uma substância produzida pelo colo do útero da mulher diariamente mas que aumenta substancialmente quando se aproxima a ovulação.

De fato, sua principal função é a de criar um ambiente favorável ao trânsito dos espermatozoides, favorecendo a concepção.

As características do muco cervical te ajudarão a saber quando chegou o momento da sua ovulação. Um dos aspectos fundamentais a se levar em conta é sua consistência, dependendo desta saberá se está ovulando ou não:

Se é excessivamente pegajosa significa que ainda não está ovulando. Isso ocorre logo após a sua menstruação.

Se, por outro lado, tem um toque algo mais cremoso e esbranquiçado, significa que se aproxima seu período de ovulação, mas ainda não chegou.

E se por último a secreção do muco é fluida, similar à clara de ovo e se estica entre seus dedos uns 10 centímetros aproximadamente sem romper, pois praticamente com toda certeza está ovulando e portanto pode ser um magnífico momento para tentar engravidar.

Cálculo com a temperatura basal

Outro método muito utilizado, embora talvez mais incômodo, é a medição diária da temperatura basal.

Para descobrir sua temperatura basal, você pode fazê-la seja por via oral, retal ou vaginal e, quando você vê que a temperatura sobe em relação aos dias anteriores significa que está se aproximando o período ou momento de ovulação.

A elevação da temperatura basal do seu corpo, identifica a possibilidade de fertilidade. A hormona luteinizante, que estimula a ovulação, faz com que ocorra um aumento da temperatura, de 0,3 a 0,6 ° C (graus centígrados) na sua temperatura basal.

Você deve fazê-lo sempre antes de levantar-se e à mesma hora e ter dormido pelo menos 6 horas. Estima-se que você ovulou depois de observar 3 dias consecutivos de elevação da temperatura e quando você nota que sua temperatura começa a subir, é um momento para ter relações.

Para este método um pouco mais impreciso, talvez você precise ter uma espécie de diário onde anote todas essas temperaturas durante um par de meses para chegar a acertar sem erros qual será o momento em que vai começar sua ovulação.

Isso é tudo o que você precisa saber sobre como calcular seus dias férteis para tentar engravidar, agora só resta aplicar esses conselhos e desfrutar da experiência.

Resumo do aprendido

Se você gostou tanto do artigo como do simulador de fertilidade online, não se esqueça de compartilhá-lo com seus contatos nas suas redes sociais.

Por último, se você encontrar falhas ou deficiências técnicas, quiser nos fazer uma proposta ou simplesmente quiser nos dar ânimo, faça uso da página de contato.

Recursos bibliográficos