Ocorreu um erro ao realizar os cálculos, por favor, entre em contato conosco através do formulário localizado em nossa página de contato para que possamos corrigi-lo o mais rápido possível. Muito obrigado.
Para usar nosso simulador de frações simplesmente introduza os dados solicitados no formulário, que são: as frações com as quais você quer trabalhar e o tipo de operação que você quer realizar: soma, divisão, subtração ou multiplicação.
Por último, você pode selecionar a caixa “Simplificar o resultado” para que a calculadora online faça o mesmo com a fração resultante.
Uma vez feito tudo isso, clique em “Calcular” para que nossa ferramenta te dê o resultado que você está procurando em questão de segundos de uma maneira fácil e automatizada.
No entanto, se você quer aprender a realizar algumas dessas operações manualmente, nos esforçamos para explicar como fazer isso passo a passo, da maneira mais simples possível e sempre guiado por exemplos para que você não perca nenhum passo.
Se você quer se tornar um especialista em frações continue lendo e te contamos tudo o que você precisa saber.
Dada uma fração:
$$\frac{a}{b}$$
Onde a e b são valores inteiros positivos, é um conceito geométrico onde se divide uma unidade em b partes das quais se tomam a. O valor localizado na parte superior da fração, a, é chamado de numerador, enquanto o valor localizado na parte inferior, b, é chamado de denominador.
Diariamente fazemos uso das frações de maneira inconsciente, seja quando dividimos uma hora em porções:
$$\frac{1}{4}\ de\ hora$$
Quando compramos no mercado:
$$\frac{1}{2}\ quilogramas$$
Ou o exemplo mais comum, quando se quer dividir e repartir um bolo cortando-o em porções, neste caso cada porção representa uma fração do bolo. Se dividimos o bolo em 5 porções iguais, cada uma representa:
$$\frac{1}{5}\ de\ bolo$$
O “todo” como objeto contínuo (bolo, quadrado, etc) ou como um conjunto discreto (conjunto de animais, lápis, etc.) ao ser dividido em porções iguais obtém-se uma fração que representa a dita porção. Por exemplo:
$$\frac{1}{4}\ do\ bolo$$
Quando se quer compartilhar ou dividir um número de objetos de forma equitativa. Por exemplo, se temos 20 balas para serem repartidas entre 4 pessoas, a cada uma corresponderia 5 balas, ou seja:
$$\frac{20}{4}\ do\ total$$
Utilizada frequentemente para comparar duas magnitudes, por exemplo:
A área do triângulo vermelho, em relação à área do retângulo, é:
$$\frac{1}{2}$$
Nesta interpretação a fração é considerada como uma operação matemática. Por exemplo:
$$9\ é\frac{3}{4}\ de\ 12$$
Neste artigo vamos explicar passo a passo como executar o cálculo das frações de um número concreto, utilizando exemplos e explicando a aritmética dos cálculos.
Didaticamente falando convém introduzir o método para calcular frações sempre de um ponto de vista prático, partindo de um problema da vida cotidiana no qual qualquer um possa se identificar.
Vamos a um exemplo desse tipo: Juan tem 9 maçãs e come 1/3. Quantas maçãs ele comeu?
Pois simplesmente multiplicamos o número 9 pelo numerador da fração, e nos geraria uma nova fração:
$$\frac{9}{3} = 3$$
Estas são as maçãs que Juan comeu. Se não ficou totalmente claro, continue lendo, porque vamos abordar todas as operações possíveis com frações.
Se o problema estiver em formato escrito, o primeiro passo que você deverá realizar é o de extrapolar os dados em números. Se, por outro lado, o problema já tiver formato numérico, você pode pular este passo.
Por exemplo, se o enunciado diz um terço por oito, trata-se de uma multiplicação. Neste caso, se o reformularmos numericamente obteremos:
$$\frac{1}{3} \times 8$$
Chegados a este ponto, multiplica o número inteiro pela fração. Quando se trabalha com números inteiros, a única operação necessária é a de multiplicar o número em questão pelo numerador da fração, ou seja, o número que se encontra na parte superior.
O denominador, por outro lado, permanece sempre igual, será assim em todos os cálculos que tenham a ver com a multiplicação.
No nosso exemplo obteremos:
$$\frac{1}{3} \times 8 = \frac{8}{3}$$
Divida o numerador pelo denominador, ou seja, divida o produto obtido no passo anterior pelo denominador da fração.
Chegado a este ponto, a fração obtida poderia ser uma fração na qual o numerador é maior que o denominador. Em outras palavras, você terá que simplificar uma fração aos termos mínimos.
No nosso exemplo, depois de realizar a multiplicação, obtivemos a fração:
$$\frac{8}{3}$$
O resultado desta operação não será um número inteiro, ou seja, terá decimais ou, dito de outra forma, será uma divisão que gerará um resto.
Portanto, 8 dividido por 3, seria 2 com resto 2, portanto, como resultado obteríamos 2 e a seguinte fração:
$$\frac{2}{3}$$
Visto de um ponto de vista prático, e voltando a Juan e as maçãs, se nosso protagonista tem oito maçãs, e come um terço das mesmas, quantas maçãs ele comeu?
Pois, neste caso, 2 maçãs e 2 terços da terceira, restando-lhe 5 maçãs e um terço da sexta.
Conhece-se como imprópria uma fração na qual o numerador é maior do que o denominador. Antes de escrever o resultado final de um problema, é útil simplificá-las. Para isso segue-se uma divisão entre numerador e denominador, contando com o resto, se houver, de forma fracionária:
Imagine que você quer simplificar a fração:
$$\frac{11}{3}$$
Para isso divida 11 por três cujo resultado é 3 com resto 2, este resto será reformulado de forma fracionária, portanto ficaria assim:
$$\frac{11}{3} = 3 + \frac{2}{3}$$
O resultado obtido será um número misto composto por um número inteiro e uma fração. Para escrever corretamente o número misto, você deve escrever o resultado da divisão (em números inteiros) e depois adicionar o resto em forma de fração.
Por outro lado, também se pode reduzir uma fração aos mínimos termos, depois de ter realizado uma multiplicação e obtido uma fração. Dito de outra forma, você terá que encontrar o máximo comum divisor entre os distintos numeradores e denominadores para reduzir tais cifras a números primos.
Por exemplo, imagine que você quer reduzir a fração:
$$\frac{3}{12}$$
Neste caso, para reduzi-la a termos mínimos, você terá que dividir o numerador e o denominador da fração pelo mínimo comum divisor, neste caso 3, para obter o resultado de:
$$\frac{1}{4}$$
A forma natural de entender a soma de frações, é simplesmente entender o que representa esta operação a partir do conceito do que é uma fração. Por exemplo:
$$\frac{2}{5}+\frac{1}{5}$$
Você pode raciocinar como no exemplo dos bolos, se você o divide em 5 porções e dessa toma 2 porções e depois toma 1, você terá tomado 3 porções das 5. Você pode então dizer que
$$\frac{2}{5}+\frac{1}{5}=\frac{3}{5}$$
Essa ideia você pode generalizar e assim dizer que:
$$\frac{a}{c}+\frac{b}{c}=\frac{a+b}{c}$$
E isso se aplica quando as frações têm o mesmo denominador.
O caso onde as frações têm denominador diferente pode ser resolvido transformando as frações de maneira que tenham o mesmo denominador e assim poder aplicar o caso anterior. Por exemplo:
$$\frac{4}{5}+\frac{1}{3}=\frac{(4)(3)}{(5)(3)}+ \frac{(1)(5)}{(5)(3)}$$
Ao multiplicar e dividir a primeira fração por 3 e multiplicar e dividir por 5 da mesma forma a segunda fração, consegue-se que ambas tenham o mesmo denominador, dessa maneira a operação fica assim
$$\frac{4}{5}+\frac{1}{3}=\frac{12}{15}+\frac{5}{15}=\frac{17}{15}$$
O procedimento anterior pode ser generalizado da seguinte maneira:
$$\frac{a}{b}+\frac{c}{d}=\frac{ad+bc}{bd}$$
O caso da subtração pode ser procedido de forma análoga ao da soma, isto é:
$$\frac{a}{b}-\frac{c}{d}=\frac{ad-bc}{bd}$$
A multiplicação de frações é uma das operações com frações mais fácil de lembrar, já que se efetua de maneira linear, ou seja, multiplica-se numerador com numerador e denominador com denominador
$$\frac{a}{b}\times \frac{c}{d}=\frac{ac}{bd}$$
Por exemplo:
$$\frac{3}{2}\times \frac{4}{5}=\frac{(3)(4)}{(2)(5)}= \frac{12}{10}=\frac{6}{5}$$
Para realizar a divisão de frações podemos proceder de várias formas. A primeira é fazendo aplicando a regra da dupla C, isto é,
$$\frac{a}{b}: \frac{a}{b}=\frac{\frac{a}{b}}{\frac{c}{d}}=\frac{ad}{bc}$$
Outra forma equivalente consiste em inverter ou trocar os valores da fração da direita e depois efetuar a operação de multiplicação
$$\frac{a}{b} : \frac{a}{b}=\frac{a}{b}\times\frac{d}{c}=\frac{ad}{bc}$$
Por exemplo:
$$\frac{2}{3}:\frac{4}{5}=\frac{2}{3}\times \frac{5}{4}=\frac{10}{12}=\frac{5}{6}$$
E isso é tudo o que você precisa saber sobre as frações e suas operações. Neste artigo você aprendeu, além de usar a calculadora de frações, como realizar diferentes operações.
Se o conteúdo te pareceu útil e interessante, não hesite em compartilhá-lo nas suas redes sociais, assim você nos ajudará a aumentar a difusão desta comunidade de calculadoras e simuladores grátis, facilitando assim o nosso trabalho.
Por último, da nossa parte só nos resta pedir que se por algum motivo você chegasse a encontrar erros de forma no artigo ou erros de programação na calculadora online, nos comunique através da página de contato, assim poderemos solucionar tais problemas com a maior brevidade.